Novo Ransomware HybridPetya
By Ricardo Delallíbera / set, 25
Os ataques de ransomware estão entre as maiores ameaças digitais da atualidade. Eles podem causar prejuízos financeiros, perda de dados importantes e interrupções severas nas operações de empresas e usuários domésticos.
Mas o que é um ransomware e como se proteger contra ele? Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber para evitar essa ameaça.
O ransomware é um tipo de malware que infecta dispositivos e sequestra dados, bloqueando o acesso a eles até que um resgate seja pago. Esse resgate geralmente é solicitado em criptomoedas como Bitcoin, para dificultar o rastreamento do dinheiro.
Atualmente existem dois tipos principais de ransomware:
1 – Crypto Ransomware: Criptografa arquivos e torna-os inacessíveis.
2 – Locker Ransonware: Bloqueia completamente o aceso ao dispositivo infectado.
Os e-mails de phishing são uma das formas mais frequentes de propagação de ransomware. Esses e-mails geralmente parecem legítimos, simulando mensagens de bancos, empresas ou até mesmo contatos conhecidos. Eles incluem links ou anexos maliciosos que, quando clicados ou abertos, instalam o ransomware no dispositivo.
Por exemplo, um funcionário recebe um e-mail com o assunto “Fatura Pendente” e clica no link anexado. Ao fazer isso, o ransomware é baixado e começa a criptografar os arquivos no computador.
Sites maliciosos, anúncios pop-up e plataformas não confiáveis frequentemente hospedam arquivos infectados. Ao baixar programas, jogos, musicas ou filmes de fontes não verificadas, o usuário corre o risco de instalar ransomware sem perceber.
Por exemplo, um técnico de informática baixa em seu computador um programa crack para ativar o Windows pirata. Se ele não conhecer a fonte, este programa pode ativar o ransomware e consequentemente criptografar os arquivos de imediato.
Muitos ransomware se espalham por links compartilhados em sites ou redes sociais. Esses links enganam os usuários para clicar em conteúdos atrativos, como por exemplo, promoções falsas, notícias sensacionalistas ou vídeos virais.
Uma das formas mais comuns de infecção por ransomware é a vulnerabilidade de sistemas desatualizados. Hackers aproveitam falhas de segurança em softwares antigos para invadir dispositivos e instalar o malware.
Mas existem varias formas de se proteger contra este vírus. Vamos falar sobre elas.
Atualize regularmente o sistema operacional e aplicativos para corrigir falhas na segurança.
Mantenha o Windows Defender e instale o Malwarebytes. Até agora, este antivírus foi o único capaz de bloquear a infecção do ransomware. Caso você não tenha o Malwarebytes, aqui em nosso site no menu de download, você poderá baixá-lo gratuitamente.
Evite clicar em links ou baixar anexos de remetentes desconhecidos ou suspeitos. Caso receba alguma cobrança, informações de protesto ou qualquer email suspeito, entre em contato com a instituição, mas não clique no link.
Salve cópias dos seus dados em locais seguros, como HD externos, pendrives ou armazenamento em nuvem. O backup é super importante. Seja para uma empresa ou para usuários domésticos.
Use firewalls para bloquear acessos não autorizados à sua rede. Peça ao seu TI para bloquear as principais portas, deixando apenas as utilizadas em seu ambiente de trabalho.
Em primeiro lugar, não pague o resgate. Não há garantias de que você terá seus dados restaurados.
Para evitar que a infecção se espalhe para outros dispositivos.
Atualmente a Kurumin Brasil, descobriu uma forma de descriptografar o ransomware através de um sistema próprio, que foi desenvolvido ao longo dos anos apos termos sido vítima deste tipo de ataque.
Caso você tenha interesse, entre em contato conosco através do menu de contato disponível em nosso site para solicitar um orçamento.
Os vírus ransomware representam uma ameaça real e crescente para todos os usuários de dispositivos conectados. Portanto, adotar medidas preventivas e manter-se informado são as melhores formas de evitar prejuízos.
Seja proativo: atualize seus sistemas, eduque sua equipe de trabalho e faça backups regulares. Não espere ser vítima para agir. A segurança digital é um investimento que vale a pena!
Saiba mais sobre como proteger seus dispositivos acessando nosso site em Kurumin Brasil
Ricardo Delalíbera é um profissional apaixonado por tecnologia, com vasta experiência em desenvolvimento web, hospedagem de sites, e-commerce e soluções digitais. Fundador da Kurumin Brasil, Ricardo dedica-se a criar conteúdos relevantes e acessíveis, ajudando pessoas e empresas a alcançarem seus objetivos online.