O Windows Server oferece um período de 120 dias de licenciamento temporário para uso de Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS). Após esse período, é necessário ter licenças apropriadas para continuar utilizando o serviço. No entanto, em casos de teste ou preparação de ambientes, pode ser necessário reiniciar o período de 120 dias. Este guia detalha o processo para realizar essa reinicialização de forma segura.
Área de trabalho remota desconectada
A sessão remota foi desconectada por que não há licenças de acesso ao terminal Server disponíveis para este computador.
Esse tipo de erro é por que ao ser instalado o servidor, o mesmo original ele não vem com todas licenças do terminal server, e para a solução, há microsoft vende as licenças avulso. Mas ai tá o problema a licença vence de 3 em 3 anos, e isso acaba senão fizer a renovação com seu fornecedor.
Passo a Passo para Resetar o Licenciamento de 120 Dias do Windows Server
1 - Acesse o servidor
Faça login com uma conta de administrador no servidor Windows.
2 -
Acessando os Logs de Atividades no WHMCS
-
Acesse o Painel Administrativo:
- Entre no painel de administração do WHMCS com uma conta que tenha permissões de administrador.
-
Navegue até a Seção de Logs:
- No menu superior, vá até Utilitários > Logs > Logs de Atividades.
- Nesta área, você verá uma lista detalhada das atividades recentes, incluindo informações como o tipo de ação, data, hora e usuário responsável.
Tipos de Logs Disponíveis
O WHMCS oferece diferentes tipos de logs para cobrir várias atividades:
- Logs de Atividades:
- Mostram ações do sistema e de usuários, como login, atualização de informações, criação e edição de contas.
- Mostram ações do sistema e de usuários, como login, atualização de informações, criação e edição de contas.
- Logs de Administração:
- Registra ações executadas por administradores, facilitando auditorias de segurança.
- Registra ações executadas por administradores, facilitando auditorias de segurança.
- Logs de Módulo:
- Mostra a comunicação entre o WHMCS e módulos externos, como provedores de hospedagem.
- Mostra a comunicação entre o WHMCS e módulos externos, como provedores de hospedagem.
- Logs de Emails:
- Exibe o histórico de emails enviados pelo sistema, com informações sobre o destinatário e o status do envio.
- Exibe o histórico de emails enviados pelo sistema, com informações sobre o destinatário e o status do envio.
- Logs de Depuração:
- Detalha erros e informações de depuração úteis para identificar problemas de configuração e de código.
Revisão de registros de atividades
Existem dois tipos de entradas de log: logs de cliente e logs de sistema. Os registros do cliente são eventos e ações relacionados a um cliente específico e você pode visualizá-los na guia Registro do perfil de um cliente. Você pode acessar o registro completo do sistema, que inclui entradas de registro do cliente e do sistema, por meio de Configuração ()> Logs do sistema .
Cada ação ou evento registra a data e hora em que a ação ocorreu, uma descrição indicando o que aconteceu, o usuário administrador atualmente conectado que invocou a ação ( Sistema para ações não iniciadas pelo administrador) e o endereço IP do usuário que causou (por exemplo, o endereço IP do administrador, do cliente ou do sistema).
Em ambos os locais, você pode filtrar as entradas de registro para entradas em uma data específica, para um nome de usuário ou endereço IP específico ou contendo certas palavras-chave. Isso permite restringir o registro de forma rápida e fácil para a ação ou evento específico que você está procurando.
Limitar / limpar registros
O sistema limpa automaticamente as entradas do log do sistema quando as tarefas cron diárias são executadas e quando você carrega a página Log de atividades.
As entradas de registro do sistema são limitadas com base em suas configurações na configuração ()> Configurações do sistema> Configurações gerais> Limite de registro de atividades.
O sistema mantém as entradas de log do cliente indefinidamente, de forma que os logs podem facilmente chegar a muitos milhares. Isso não deve afetar o desempenho do seu sistema, mas se quiser cortar os registros do histórico do cliente, você pode excluir todas as entradas antes de uma determinada data em Utilitários> Limpeza do sistema.
Monitoramento Regular e Boas Práticas
Monitorar regularmente os logs de atividades é fundamental para garantir a segurança e a conformidade com políticas de uso. Defina uma rotina de análise, especialmente dos logs de administração e módulo, para garantir que as operações estão ocorrendo de forma segura e eficiente.
Conclusão:
Os logs de atividades do WHMCS fornecem uma visão detalhada sobre as operações do sistema e permitem monitorar ações de usuários e administradores. Com o acesso aos logs e as práticas de retenção corretas, você mantém o controle sobre a integridade do sistema, garante uma auditoria eficaz e otimiza a segurança do WHMCS.
Quer saber mais sobre o sistema WHMCS ?
Acesse nosso site: